Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os fiéis que quiserem receber a benção de carros no Dia de São Cristóvão vão poder participar pelo sistema de drive-thru

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os fiéis que quiserem receber a benção de carros no Dia de São Cristóvão vão poder participar pelo sistema de drive-thru.

O padroeiro dos motoristas, São Cristóvão é celebrado no dia 25 de julho. Portanto, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em parceria com Obra Evangelizar, do Padre Reginaldo Manzotti, fazem neste sábado (25) a benção dos carros.

Padre Manzotti é pároco reitor do Santuário e conta que São Cristóvão é conhecido por ter carregado Cristo nos ombros, quando ele se disfarçava de criança para fazer a travessia de um rio.

“Fez o trajeto todo sem reclamar, mesmo com todas as dificuldades, ficou conhecido por ‘carregador de Cristo’ e por causa desta história é considerado o protetor dos viajantes e motoristas. Por isso, iniciamos em 2019 a bênção dos carros no dia do padroeiro e decidimos manter neste ano mesmo com a pandemia, pois podemos fazer de forma segura”, afirma o padre.

A ação comemorativa costuma atrair milhares de devotos, mas neste ano, em função da pandemia da Covid-19, o movimento deve ser menor. Mesmo assim, a região do Guadalupe deve ficar movimentada.

A orientação é para que todos permaneçam com as janelas dos carros fechadas durante a benção. Além disso, todos os envolvidos seguirão as recomendações sanitárias, utilizando álcool em gel, luvas e máscaras.

UM CONFORTO AO CORAÇÃO DOS FIÉIS NO DIA DE SÃO CRISTÓVÃO

Padre Reginaldo Manzotti disse ainda à reportagem do Paraná Portal que desde o início da pandemia tem buscado formas de manter os fiéis perto da igreja e de Deus, mas sempre cuidando da saúde.

As ações realizadas através da internet foram intensificadas, mas também foram feitas ações na rua, como a distribuição da Comunhão Eucarística em sistema drive thru e agora a bênção dos carros.

“Acredito que esse tipo de ação oferece um pouco de conforto ao coração de cada fiel, pois a pandemia está aumentando nosso nível de ansiedade e estresse. Principalmente as pessoas que utilizam seus carros para trabalhar, motoristas de aplicativo, caminhoneiros, etc. É uma oportunidade para pedir a bênção de Deus e proteção de São Cristóvão”, concluiu o padre.

Para participar da benção basta ir até a Praça Senador Correia, em frente à Associação Evangelizar, no centro de Curitiba, das 9h às 18h.

*** Amanda Koiv é estagiária de Jornalismo e escreve sob a supervisão da Jornalista Ana Cláudia Freire – Paraná Portal
Foto: Divulgação

COMPARTILHAR