A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) iluminou de amarelo a fachada do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo, para marcar o mês de conscientização contra acidentes de trânsito nas cidades e nas estradas. Hoje, o Brasil registra, em média, quatro mortes por hora, e o movimento Maio Amarelo estabeleceu para este ano o slogan #Percebaoriscoprotejaavida. “Nosso Palácio está iluminado para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito. E é amarelo porque a cor significa atenção e advertência no trânsito”, informou o presidente da CMC, durante a sessão plenária virtual desta terça-feira (5).
 
Entendo que precisamos tomar todos os cuidados com relação ao novo coronavírus. Quem precisa sair, motoristas do transporte público e dos aplicativos e outros profissionais que trabalham em serviços essenciais poderão ver o Palácio, que já é muito bonito”,  “Movimento Maio Amarelo adiou as atividades presenciais de conscientização para setembro”, mas enquanto isso trabalha com campanhas pela internet no mês de maio.
 
“Não é aceitável ninguém morrer no trânsito das cidades e das estradas, assim como a gente não quer que ninguém morra de coronavírus e de outras doenças”, É importante a conscientização do coronavírus, como o isolamento e a utilização de máscara e limpeza e higiene álcool em gel” e disse que “não vemos as pessoas tomando medidas para evitar acidentes de trânsito, que é respeitar os limites de velocidade, respeitar a legislação de trânsito, fazer com que o menor seja sempre favorecido, com respeito aos pedestres e ao ciclista”.
Palácio Rio Branco está iluminado de amarelo durante o mês de maio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
 
lembrou que, por meio de emenda ao Plano Diretor, os vereadores aprovaram a “meta de morte zero no trânsito da cidade de Curitiba” e parabenizou a Presidência da Casa pelo projeto de iluminação e a Diretoria de Comunicação pela divulgação nas mídias sociais – InstagramFacebook e Twitter. Nos post nas mídias sociais, a Câmara de Curitiba informa que “abraça a causa da campanha por um trânsito mais seguro na nossa cidade. Se precisar sair, vá com calma”.
 
O texto diz também que “o Movimento Maio Amarelo, que alerta: a cada hora, 4 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Divulgando os riscos que o trânsito apresenta por intermédio das ferramentas de comunicação que hoje temos é que vamos fazer desse ano o mais abrangente de todos na história do movimento”, destaca o site da organização”. Durante o mês, os perfis oficiais da Câmara de Curitiba também vai publicar informações de conscientização.
 
Iluminação do Palácio
A Câmara de Curitiba adotou a iluminação cênica no fim do ano passado, quando estreou o serviço com o Natal Encantado, iniciativa inédita do Legislativo. Depois, adotou cores para marcar campanhas de conscientização e prevenção a doenças, como o Janeiro Branco pela saúde mental; o Fevereiro Roxo e Laranja lembrando de fibromialgia, lúpus, Mal de Alzheimer e leucemia; o Dia Internacional da Mulher; e em abril o Palácio foi iluminado de verde para homenagear os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento à covid-19.
 
O projeto de iluminação envolve o trabalho da Presidência da CMC e de diversas diretorias como Geral (DG), Administração e Finanças (DAF), Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA), Administração e Recursos Humanos (DARH) e Comunicação.

 

Texto: Filipi Oliveira
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
COMPARTILHAR